Milage Aprender +

O Projeto MILAGE Aprender+ [REALmente] visa promover aprendizagens ativas e práticas pedagógicas inovadoras, através da exploração da plataforma de aprendizagem MILAGE APRENDER+(1), nas suas muitas vertentes, por todo o AER.

Objetivos Gerais:

  • Levar a que os alunos “saiam dos muros” que delimitam os espaços comuns de aprendizagem (em todas as disciplinas), proporcionando-lhes constantes oportunidades que os façam pensar, interpretar, analisar e aprofundar conhecimentos.

  • Reformular espaços de apoio ao estudo que permitam quer em modalidade presencial, quer à distância, o aprofundamento de conhecimentos na área do saber científico, técnico e tecnológico.

Através do recurso às tecnologias móveis, tendo como suporte a app MILAGE Aprender+, os alunos podem aceder a conteúdos pedagógicos de um qualquer ano de escolaridade e de uma qualquer disciplina, dentro e fora da sala de aula, com total autonomia. Num modelo híbrido de aprendizagem, que pode ser presencial, à distância ou misto (blended-learning), no qual se combina o analógico com o digital, aos alunos é dada a possibilidade de aprender a ritmos diferentes, com maior autonomia e diferentes estilos de aprendizagem, em ambiente gamificado e tendo acesso a vídeos educacionais. Desta forma os alunos participam ativamente na construção das suas aprendizagens, recebem feedback imediato e com um esquema de autoavaliação e de avaliação por pares, que promove a reflexão, melhoram significativamente as suas competências de forma muito motivadora.

Através da MILAGE Aprender+ PROFESSORES, os professores podem acompanhar e monitorizar o trabalho realizado pelos alunos, assim como desenvolver materiais e conteúdos a disponibilizar aos discentes através da app MILAGE Aprender+. A criação de uma comunidade de partilha de professores e alunos autores de recursos didáticos, traz consigo o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais que se traduzem em novas práticas pedagógicas, num contexto de colaboração, cooperação e interajuda.

  • Coordenadora – Prof.(a) Isabel Garsez