2022-23
Plano Anual de Atividades
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram” – (Jean Piaget)
O Plano Anual de Atividades é o documento de planeamento, no qual são definidos, em função do Projeto Educativo, os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades e são identificados os recursos necessários à sua execução. Este é um documento flexível, podendo verificar-se a necessidade da sua reformulação ao longo do ano letivo, permitindo a integração de iniciativas que surjam e que sejam consideradas pertinentes, desde que apresentadas e aprovadas em Conselho Pedagógico e devidamente planificadas pelos seus proponentes.
Com base no princípio do contributo do Plano Anual de Atividades (PAA) para a consecução dos objetivos e metas enunciados no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas (PEA), as diferentes estruturas desta instituição são envolvidas na dinâmica necessária à elaboração do presente documento.
Com o decorrer do tempo, continuamos a acreditar que palavra envolvimento é a chave para o sucesso do PAA: envolvimento no momento da definição das estratégias/atividades, envolvimento na planificação, envolvimento dos destinatários, envolvimento na reflexão sobre os resultados atingidos, envolvimento do Agrupamento de Escolas, numa dinâmica de proliferação de cultura de Escola que se pretende participativa e inclusiva, proporcionando aos alunos, docentes, encarregados de educação e a outros intervenientes, uma formação abrangente ou experiências educativas enriquecedoras, de acordo com os desafios e as competências do século XXI.
O PEA define quatro eixos de intervenção que orientaram a planificação dos projetos e atividades deste plano. Os quatro eixos são os seguintes: Eixo de Intervenção I – Qualidade das aprendizagens; Eixo de Intervenção II – Igualdade de oportunidades; Eixo de Intervenção III -Cultura de autoavaliação; Eixo de Intervenção IV – Identidade institucional.