253 300 290

eTwinning

Colaboração entre escolas europeias no âmbito de projetos comuns – eTwinning

Coordenadora - Prof.(a) Marlene Vieira

eTwinning2024-10-23T21:44:04+00:00

O eTwinning é uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como principal objetivo fortalecer e desenvolver a colaboração entre escolas europeias no âmbito de projetos comuns, através de um trabalho colaborativo e com recurso à Internet e às Tecnologias da Informação e Comunicação.

Projetos eTwinning 2024

Julho 9, 2024|

Durante o presente ano letivo, os alunos mostraram muito interesse em desenvolver projetos eTwinning, inscrevendo-se, como escola parceira, em dois projetos distintos:

All 4 Dogs 4 All foi um projeto desenvolvido com vinte e sete escolas parceiras de treze países diferentes. Os alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos foram desafiados a realizar atividades interdisciplinares relacionadas com o conhecimento do mundo dos cães, enquanto trabalharam em equipas europeias, partilhando responsabilidades, tarefas e a língua inglesa. O trabalho foi realizado com 21 alunos da turma 4º G, da Escola Básica Nº 1 de Real.

What my grandma told me foi um projeto desenvolvido com alunos de várias turmas do 9º ano, no âmbito da disciplina de Inglês. Foram parceiros três países: Itália, República Checa e Espanha. O objetivo primordial foi fomentar a comunicação entre os jovens (com idades aproximadas, 14, 15 anos) utilizando a língua inglesa. A temática deste projeto potenciou um mergulho na cultura dos alunos, recuperando tradições através de um diálogo com os seus avós e conhecendo as tradições dos países parceiros (músicas, jogos, hábitos escolares dos avós, gastronomia, etc.). Para além da partilha com os alunos de outros países, esta experiência promoveu uma aproximação dos alunos à geração dos avós, o que é extremamente importante nos dias que correm.

Estes projetos, para além de desenvolverem competências linguísticas, proporcionam aprendizagens significativas e diversificadas, promovendo, simultaneamente, competências digitais, interculturais, interpessoais de colaboração, criatividade, autonomia e pensamento crítico. ” Aprendemos a aprender” e esta aprendizagem faz toda a diferença na Escola do século XXI.

Ir para o top