MentePlena

Este projeto é baseado no Mindfulness e em técnicas de atenção plena e respiração, e visa promover as competências sócioemocionais dos alunos, desde o pré-escolar até ao 5º ano de escolaridade.

Reduzir o stress nas escolas e cultivar a gratidão, é fundamental para criar ambientes favoráveis à aprendizagem. Se estamos agitados, o nosso cérebro entra em piloto automático e não foca. Se não foca, não aprende, nem consegue aceder aos conteúdos já aprendidos.

A atenção plena permite assim, aumentar o foco e vivenciar a respiração e os pensamentos sem querer mudá-los ou lutar contra eles, isto é, se permitir de forma consciente observar o que está a acontecer no momento presente.

Nesta linha, o Agrupamento promove anualmente uma formação teórico-prática online dirigida aos docentes e aos pais e encarregados de educação que se voluntariam a ser facilitadores deste projeto.

Com base num Manual de Apoio com exercícios práticos de respiração e atenção plena em áudio/vídeo/texto cedido às famílias aderentes pelo SPO do AER, espera-se criar momentos de verdadeira conexão em contexto familiar.

Do mesmo modo, os docentes facilitadores do projeto experienciam a prática da atenção plena e recebem igualmente um Manual de Apoio, sendo desafiados a realizar em sala de aula exercícios breves de respiração consciente e foco no momento presente. Desta forma, professores e alunos podem treinar o seu “músculo da atenção” e, com isso, aumentar a produtividade das suas aulas, aprendendo a desacelerar e a acalmar a mente.

A prática continuada da atenção plena, pode, portanto, ter um impacto muito positivo na concentração e na autorregulação e, por conseguinte, na aprendizagem e bem estar geral dos alunos.

  • Coordenadora – Dra. Marta Falcão (Psicóloga)