2022-25
Projeto Educativo
A Escola do Futuro será resultado do que dela, com ela e para ela fizermos hoje. –(Zita Esteves)
A escola torna-se cada vez mais complexa, pois verifica-se que as alterações que acontecem na vida em sociedade se projetam na sua dinâmica interna.
São muitas as variáveis que influenciam o quotidiano das escolas. Salienta-se o contexto socioeconómico ligado também à mobilidade geográfica em permanente mutação, que interfere na essência das famílias da população estudantil com quem interagimos; as questões da saúde pública, tal como verificámos há pouco tempo, que criaram um novo padrão de atuação profissional, entre outras, fazem do contexto escolar um local diferenciado ao nível social, económico e cultural. Por outro lado, a evolução da célula familiar implica a convivência das crianças e jovens com uma mobilidade parental e relacional instável.
É o Projeto Educativo do Agrupamento (PEA), o documento que espelha a caraterização da população discente e docente, para planear institucional e estrategicamente o Agrupamento, no sentido de dar a melhor resposta às necessidades e aspirações da comunidade educativa, uma vez que a escola é um espaço social onde coabitam diferentes culturas, valores, línguas maternas, aspirações, realidades económicas. Para tornar esta diversidade num fator positivo de desenvolvimento, têm de se definir estratégias específicas, assertivas e inclusivas.
O PEA é um documento de referência na vida da organização escolar do Agrupamento de Escolas de Real (AER), pois explicita os nossos valores, os nossos princípios e os nossos objetivos estratégicos que nos conduzam ao sucesso educativo. Edificado com uma orientação projetiva para a ação educativa, está sujeito a uma monitorização sistemática, de modo a contribuir não só para a formação de uma consciência crítica e enriquecedora, como também para dar respostas, em tempo útil, ao imprevisto e aos novos desafios que tanto a atual política educativa nos coloca, como os acontecimentos que surgem de diferentes quadrantes, tal como aconteceu nos dois últimos anos com a pandemia.
Partindo do pressuposto de que concretizar os objetivos de um projeto educativo é abraçar um sonho que se vai realizando todos os dias com uma boa dose de otimismo, determinação, sentido do trabalho, nem sempre fácil, e muita abnegação, esperamos que cada elemento desta comunidade educativa participe, no seu espaço, no seu tempo, na sua especificidade, para que o PEA se torne, através da ação efetiva, num excelente contributo para o bem comum na linha do verdadeiro espírito de solidariedade e cidadania.