No passado dia 10 de julho, o Agrupamento de Escolas D. Maria II acolheu o Encontro “Interconexões: PADDE e os Desafios da Autonomia e Flexibilidade Curricular”, promovido pelo CFAE Braga/Sul. Este evento reuniu professores de vários agrupamentos da região, com o objetivo de partilhar práticas pedagógicas inovadoras, refletir sobre desafios comuns e construir soluções colaborativas que fortaleçam a articulação entre o PADDE (Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas) e os princípios da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC).

O Agrupamento de Escolas de Real marcou presença com a intervenção da professora Isabel Garcez, apoiada pela professora Marlene Vieira, que apresentou a prática pedagógica “ESPAÇO MILAGE REAL FUTURE – Um Espaço de Inclusão e Mentoria REAL”. Esta partilha destacou a implementação bem-sucedida da plataforma digital MILAGE Aprender+ como ferramenta para promover uma aprendizagem ativa, personalizada e centrada no aluno.

(Conhecer o Projeto – VER VÍDEO)

A iniciativa contou com a colaboração da comunidade educativa e da Associação de Pais do Agrupamento de escolas de Real, e resultou na criação de um espaço inovador de mentoria entre pares. Neste modelo, alunos “Mentores” apoiam os seus colegas “Mentorandos”, recorrendo à plataforma MILAGE para promover a autonomia, o pensamento crítico, a responsabilidade e a melhoria dos resultados escolares, num ambiente que valoriza a inclusão e o sucesso educativo de todos.

O evento teve início com uma sessão de abertura conduzida por Ângela Meireles (Diretora do AE D. Maria II), Ana Paula Vilela (Diretora do CFAE Braga/Sul) e Dores Ferreira (representante da AFC do CFAE). Ao longo da tarde, foram apresentadas outras práticas pedagógicas inovadoras por agrupamentos como AE Celeirós, AE Mosteiro e Cávado, AE Maximinos, AE Trigal de Santa Maria, AE Alberto Sampaio, AE Braga Oeste, AE D. Maria II e AE André Soares.

O momento final do encontro contou com uma discussão orientada, onde se promoveu o levantamento de desafios, o esclarecimento de dúvidas e a construção conjunta de soluções, com comentários do Prof. Dr. Luís Valente, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A moderação esteve a cargo de Ana Paula Vilela e Cláudia Sousa, Embaixadora Digital do CFAE Braga/Sul.

Para terminar deixo a seguinte mensagem: partilhar é multiplicar. Multiplicamos conhecimentos, confiança, inovação e, acima de tudo, multiplicamos oportunidades de aprendizagens para os nossos alunos!

Obrigado e parabéns pela partilha!