Uma Educação de Qualidade tem de preparar as crianças e os alunos para se tornarem cidadãos conscientes e ativos no futuro, capazes de contribuir positivamente para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Quando os cidadãos entendem como a democracia funciona e como podem participar, eles interessam-se e envolvem-se mais na vida política e na tomada de decisões que afetam as suas comunidades e as suas vidas.
Assim, tendo em conta que este ano se comemoram os 50 anos da revolução de abril, decidiu-se envolver toda a comunidade educativa num trabalho comum de análise, reflexão e partilha sobre o dia que mudou o nosso país e nos devolveu a liberdade.
Nos diferentes Conselhos de Ano foram definidos os subtemas mais adequados a tratar em cada nível de ensino e, em grupos disciplinares, o contributo de cada disciplina.
Definiu-se que, para além de atividades que iam sendo desenvolvidas individualmente em cada estabelecimento de ensino, o trabalho seria apresentado a toda a comunidade através de várias atividades culturais que se desenrolariam de 15 a 30 de abril.
A revista do nosso Agrupamento – Impressões – foi, também, dedicada à apresentação de trabalhos dedicados ao tema.
Todos os grupos de crianças dos Jardins de Infância e alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos trabalharam desde o 1.º período vários aspetos relacionados com o 25 de abril, nomeadamente: canções de intervenção; direitos e deveres adquiridos com o 25 de abril; Os símbolos de abril; Media e a liberdade de expressão; Participação democrática; O 25 de abril e as grandes conquistas para a igualdade de género.
Este projeto ofereceu a toda a comunidade uma quinzena cheia de atividades que promoveram a participação cívica, o fortalecimento dos laços comunitários, o enriquecimento da vida cultural da comunidade e enalteceram valores como: a liberdade, democracia, igualdade, justiça, solidariedade e autodeterminação, reforçando a importância que estes têm na sociedade atual, onde surgem partidos e associações que negam esses valores.
O vídeo é um pequeno testemunho do trabalho desenvolvido.