Cidadania – o que recebemos em troca? deu o nome à atividade de cariz pedagógico e cultural que decorreu no dia 13 de maio na nossa Escola E B 2/3 de Real, na Biblioteca Porto Maia, tendo sido feita a apresentação do livro em fole “Livro ilustrado das emoções” e da dramatização de cenários representativos de situações de Bullying, que contempla uma ligeira abordagem a toda a escola (Whole School Approach).

Esta atividade foi planeada pelas docentes Augusta Lima e Célia Estrada para a divulgação do trabalho realizado pelos alunos do 6ºF e 6ºE, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em articulação interdisciplinar, tendo como objetivo que as turmas intervenientes partilhassem entre si e com representantes da comunidade educativa as suas experiências e conhecimentos adquiridos.

Na turma do 6ºF o trabalho iniciou pela visualização do vídeo “Cidadania – o que recebemos em troca?”, com os alunos em contexto de sala de aula, para uma melhor compreensão do significado dos conceitos “Cidadania” e “Cidadão”, das expressões “Eu devo…” e “Tenho o dever de…”, do conhecimento dos direitos e deveres na família, dentro e fora da escola,… identificar os direitos humanos em geral e, neste caso em particular, identificar as atitudes e emoções que caracterizam um “bom cidadão”.

Na sala de aula foram estruturadas as diferentes passagens retratadas no vídeo, nomeadamente identificando as Situações, as Ações do cidadão e as respetivas Emoções que foram posteriormente abordadas nas diversas disciplinas.

Com base nessa emoção cada aluno criou uma “narrativa visual” e no verso escreveu a palavra correspondente em português e em inglês, tendo presente os conceitos sobre “espaço”, elementos e características do discurso gráfico, nomeadamente a imagem, a cor, o contraste e a letra / texto.

Livro em fole ilustrado
As ilustrações e emoções realizadas pelos alunos do 6ºF foram compiladas num livro em fole, “Livro de ilustrações / Livro das EMOÇÕES“, em suporte físico papel formato A5.
Para a realização da capa do livro cada um dos alunos personalizou-a com a sua impressão digital e depois assinou-a, tomando consciência do valor da literacia!

Na turma no 6ºE esta atividade teve como objetivo trabalhar a temática da Igualdade de Género, em sala de aula, através da sensibilização para a aceitação da imagem corporal e melhorar a autoestima, por parte dos alunos. Procurou também ajudar a desenvolver e consolidar o respeito pela diferença, pelas ideias, as preferências e necessidades de cada um, para reduzir o Bullying, melhorar comportamentos, desenvolver o gosto pelo trabalho em equipa e a cooperação em projetos comuns.

Os grupos de trabalho colocaram em prática algumas estratégias exemplificando o que pode ser usado para se lidar com situações de Bullying.

Os alunos foram os protagonistas e o seu objetivo, o de sensibilizar os presentes para a temática, foi cumprido e aplaudido:

– “Não faça com os outros o que não quer que façam consigo” !!!

A atividade culminou com a apresentação do vídeo de Alessia Cara – Scars To Your Beautiful (Official Video)

No final desta apresentação vivenciou-se um momento especial de partilha entre miúdos e graúdos, repleto de cumplicidade, de respeito, de autoestima, de tal forma que em cada palavra proferida se fizeram ouvir ecos de esperança.

Consultar a mensagem alargada no blogue “…, porque tu cresces em Arte!

http://artes-real.blogspot.com/2025/05/cidadania-o-que-recebemos-em-troca.html