No dia 29 de janeiro, pelas 11 horas, realizou-se, mais uma vez, o tradicional “Encontro de Reis”, na Sé Catedral. Este encontro, já enraizado na comunidade educativa, só é possível graças à enorme colaboração do Museu do Tesouro da Sé, a quem deixamos um sincero agradecimento pelo apoio constante na realização desta atividade.
Trata-se de uma atividade de articulação entre a Escola Básica da Sé, a Escola Básica das Parretas e o Jardim de Infância da Quinta das Hortas. Este último não pôde estar presente devido às condições atmosféricas adversas, mas soube ultrapassar essa dificuldade da melhor forma: os alunos cantaram no próprio estabelecimento para os seus pais e encarregados de educação, que ficaram encantados com a prestação das crianças. Enquanto isso, na Sé Catedral, os restantes alunos davam continuidade às suas apresentações.
Este encontro, para além de um momento cultural, teve também uma vertente solidária. Foi solicitado aos pais e encarregados de educação que trouxessem um bem alimentar não perecível, a fim de ser doado à Cáritas Arquidiocesana, com o objetivo de apoiar famílias carenciadas. A adesão foi muito positiva, tendo sido realizada uma recolha significativa. Cada aluno colocava a sua doação à entrada da Sé Catedral, num gesto simples, mas cheio de significado, promovendo valores de solidariedade e partilha.
Para enquadrar esta tradição, foi apresentada uma pequena dramatização pelos alunos do 4.º ano da Escola Básica da Sé, representando a chegada dos Três Reis Magos ao Presépio. Seguiram-se as atuações dos alunos do 1.º e 4.º anos da Escola Básica das Parretas e, posteriormente, dos alunos do 2.º e 3.º anos, que entoaram com entusiasmo as suas canções.
De seguida, subiram ao palco os alunos da Escola Básica da Sé: primeiro os três primeiros anos, depois os dois segundos anos, o terceiro ano e, por fim, os dois quartos anos. Foram atuações muito bonitas, nas quais o cantar das crianças demonstrou o carinho e o respeito por esta tradição tão antiga: cantar os Reis.
Para além dos pais e encarregados de educação, sempre embevecidos com as atividades dos seus educandos, estiveram presentes o Deão do Cabido da Sé, José Paulo Abreu, Helena Dias, Assessora da Educação, em representação da Dr.ª Hortense, o Presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, Hernâni Duarte, Maria João Galvão, Diretora do Agrupamento de Escolas de Real, e a Presidente da Associação de Pais. Um agradecimento especial à colaboração da Câmara Municipal, com a presença do senhor Gonçalves, pelo apoio técnico ao nível do som.
Esta é uma atividade muito gratificante, pois, ao longo do mês de janeiro, todos os alunos vão cantando nas suas salas, mantendo viva esta tradição. No final, toda a comunidade educativa sente que, juntos, estão a preservar a cultura, os valores e a alegria que fazem parte da nossa identidade.


















![O Projeto MILAGE Aprender+ [REALmente] visa promover aprendizagens ativas e práticas pedagógicas inovadoras, através da exploração da plataforma de aprendizagem MILAGE APRENDER+(1), nas suas muitas vertentes, por todo o AER.](https://aereal.pt/wp-content/uploads/2023/04/Selo_21_22-e1682713347770.jpeg)






