Renovação e novos pedidos já podem ser tratados junto dos TUB

Informam-se os alunos e respetivos Encarregados de Educação de que já se encontram disponíveis os procedimentos para a renovação e emissão dos passes escolares gratuitos SUB18+TP para o ano letivo 2026/2027.

Todos os alunos até aos 18 anos de idade, inclusive, têm direito ao transporte escolar gratuito, pelo que se apela à divulgação desta informação junto de toda a comunidade educativa.

Alunos que já possuem passe (renovação)

Os alunos que já dispõem de passe escolar deverão dirigir-se a um Posto de Venda dos TUB, a partir de 22 de junho de 2026, para proceder ao carregamento do cartão para o novo ano letivo. A validade dos cartões atuais termina a 20 de julho de 2026.

No momento do carregamento será verificado o estado de conservação do cartão. Caso este não reúna as condições necessárias de utilização, poderá ser necessária a emissão de uma segunda via, sujeita ao pagamento previsto no tarifário em vigor.

Alunos que solicitam passe pela primeira vez

Os alunos que pretendam obter o passe escolar pela primeira vez deverão seguir uma das seguintes opções:

  • Subscrição Online: Efetuar a subscrição do novo título de transporte através da plataforma digital, indicando a escola e o ano de escolaridade, juntamente com o preenchimento obrigatório do formulário do IMT.
  • Inscrição Presencial: Em alternativa, o pedido poderá ser realizado presencialmente num Posto de Venda dos TUB.
  • Fotografia: A fotografia submetida no pedido deverá ser do tipo passe e permitir a identificação inequívoca do titular.
  • Levantamento: Os cartões poderão ser entregues nas escolas, mediante articulação com os Agrupamentos/Escolas, ou levantados pelo aluno ou Encarregado de Educação na Loja da Mobilidade dos TUB, no Centro Coordenador de Transportes de Braga.

Informação importante

Ao efetuar o pedido de subscrição do título de transporte, o Encarregado de Educação, Tutor ou Aluno declara aceitar integralmente os regulamentos e diretrizes da transportadora.

Solicita-se a todos os alunos e Encarregados de Educação que procedam atempadamente à renovação ou pedido do passe, de forma a garantir o acesso ao transporte escolar no início do próximo ano letivo.